sábado, 30 de novembro de 2013

SIMBOLISMOS

Imagem Google - Olho Turco
Utilizado como pingente ou objeto de decoração
A principal finalidade do olho turco é proteger contra energias negativas, mau-olhado, inveja
Na ciranda da vida nos deparamos com alegrias, frustações, medos, amores e desafetos. Sempre acreditando que tudo é proveniente da permissão divina ou intenções alheias.

É engraçado como nos eximimos de nossa cegueira e obstinação, para justificar  atitudes ou percepções enganosas (ou enganadas). 

Vejo pessoas reclamando, sofrendo e usando seus dedos indicadores (simbolicamente ou não), no intuito de absterem-se de suas culpas. 

Acreditamos em pessoas, sonhos e situações como nos convém crer e, depois, imputamos as consequências e possíveis mazelas a outra(s) pessoa(s).

Uns dizem que é o determinismo, outros que existem manipuladores e mentirosos “de plantão”, outros que suas vidas foram ou serão destruídas pela maldade alheia.

Sabe? Nada deveria passar despercebido, pois existem símbolos que nos permitem visualizar o que nossa embotada visão nos impediria. Esses símbolos são claros e específicos, no entanto insistimos em percebê-los sob a ótica que nos deixa mais confortáveis, em cada momento. Tomemos alguns exemplos.

SORRISO – alegria
OLHOS MAREJADOS – emoção ou tristeza
FECHAR OS OLHOS – sono ou cansaço
CORAÇÃO – amor
GRITOS – impaciência

Se ponderássemos de forma menos tendenciosa, perceberíamos, que o SORRISO pode ser de deboche, que os OLHOS MAREJADOS podem ter sido incansavelmente treinados para comover (como os dos atores), FECHAR OS OLHOS pode ser para não enxergar o óbvio, o desenho do CORAÇÃO pode simbolizar o músculo cardíaco e GRITOS podem ser de alegria.

Portanto, se tendemos a ver o que queremos, não podemos culpar a ninguém (além de nós mesmos) pelos julgamentos e decisões que tomamos, sejam elas positivas ou negativas, até porque tudo o que vivemos nos servirá de degrau para a próxima etapa (que chegará, quer desejemos ou não)... 

Portanto fiquemos atentos para compreender para onde, porque, para que ou para quem estamos olhando...

Bom DEZEMBRO para todos!

Um comentário:

  1. Sem sal...imperativa...distoante...não curti.Esperava mais de vc.

    ResponderExcluir