sábado, 13 de outubro de 2012

ENREDADO NA PRÓPRIA TEIA




Imagem do Google - Autoria desconhecida


Nesta vida conturbada, diversificada e cheia de dificuldades, deparamo-nos com mais um novo desafio (já não tão recente ou inédito): o desafio das mentiras virtuais.

Somos todos sabedores, que as mentiras sempre fizeram parte dos anais da humanidade, no decorrer de sua história: uns mentiam para manter-se no poder, outros para angariar o seu próprio poderio. Outros, ainda, para conseguir a(o) sua(seu) amada(o) ou para proteger suas esposas e prole de desmandos do governo ou de amantes enciumadas(os).

Existem pensadores conhecidos e aspirantes à fama, que filosofam sobre as mentiras, imputando-lhes um poder impressionante ou defendendo a tese de que a verdade absolutamente não existe. Que a verdade é relativa, etc. e etc.

Ultimamente tenho me alarmado com a facilidade e diversificação de mentiras (ou meias-verdades, se o leitor assim preferir), divulgadas, postadas, compartilhadas, de maneiras tão descabidas e desnecessárias, que me ponho a ponderar sobre o motivo delas existirem ou estarem circulando, visto que são tão obviamente inacreditáveis, que duvido que os fins justifiquem os meios.

É verdade que muitas vezes somos obrigados a omitir determinados fatos, para proteger alguém que amamos ou prezamos, com a única finalidade de evitar que a tal pessoa sofra ao tomar conhecimento da tal situação. . .

Mascarar frequentes atitudes reprováveis de desrespeito ao próximo, seja ele nosso filho(a), cônjuge, namorado (a), chefe, irmã(o), amigo (a) ou qualquer outra pessoa com a qual convivamos seria negar-lhes o direito à VERDADE, seja ela qual for. 

Não temos o direito de decidir se a outra pessoa será capaz ou não de suportar a verdade que escondemos a todo custo; se será suportável ou não, isto cabe a cada um ao recebê-la. 

Quando agimos com tal onipotência e arrogância, crendo-nos os únicos portadores da “força” capaz de tudo suportar, estamos nos enredando na teia da mentira, que é longa, intricada, interminável. 

Tal atitude, apenas prolongará o sofrimento de todos os envolvidos, pois a verdade (que é inquestionável) sempre surgirá (quer mascarada ou nua e crua - como é de sua natureza); juntamente com suas consequências desastrosamente adiadas por quem enredou tais mentiras e está totalmente enredado na própria teia!

Um beijo e bom feriado a todos!

13 comentários:

  1. Olá Solange, então, nossos estilos de escrita são bem diferentes. Se você prefere escrever sobre o cotidiano de forma culta, escreva, eu escrevo de forma bem coloquial mesmo e com todos os detalhes possíveis, se não fosse os detalhes, como mergulhar numa historia e imaginá-la completamente em sua cabeça? Assim como eu respondi ao Richard, cada escritor tem um estilo diferente, e eu particularmente prefiro os que me prendam com todos os detalhes, se possível até os ângulos de uma pedra no meio do caminho. Embora também tenha gostado de seus textos.
    Beijos e espero mais de suas criticas construtivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália! Que bom que gostou do meu texto, exatamente como gostei do teu... Vc está certa, cada qualcom seu estilo,se bem que tenho textos de ficção, mas estou guardando para publicação.
      Por aqui deixo pensamentos e anseios do cotidiano.
      Adorei seu comentário, agradeço a visita e bjs

      Excluir
  2. Nietzsche dizia que "a verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho.Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho." O que seria o mesmo q dizer que a verdade é relativa. E o q na vida não é relativo? Poucas coisas...Mas ainda assim, com tamanha relatividade envolvida no tema, concordo com vc - se você vai fazer uso da mentira, seja por qual motivo for, faça-o por você e não com a intenção de proteger outras pessoas, afinal ninguém é detentor de direito e posse sobre a vida e o destino do outro, e essa, é uma afirmação que não guarda relatividade nenhuma, a meu ver.
    O q vale nos textos é o poder de reflexão, como esse contido no seu. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Marcela, terei que discordar de sua opinião e em consequencia de Nietzsche, pois a verdade nâo é relativa, ela é o que é...
      Relativos,são os conceitos e justificações que aceitam ou questionam tais verdades.
      Vejamos: "o rio corre para o mar" (isto jamais poderá ser questionado - é uma verdade).
      'O amor é o sentimento mais sublime que alguém pode sentir" (é uma verdade, independente do "rebanho" - amor é sublime e ponto!); 'fidelidade" (é seguir os padrões pré-estabelecidos ou os próprios) - isto não é uma "verdade",pois o que é relativizado jamais será verdade absoluta, pois dependem de regras ou padrões pré-estabelecidos coletiva ou individualmente.
      "MENTIRA" não é algo relativo, é o oposto da verdade,portanto se eu disser "que é o mar que corre para o rio", certamente estarei mentindo, sem justificação.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. “O rio corre para o mar” é uma afirmação que pode sim ser questionada, aliás, como tudo na vida, e a partir desse questionamento, caberá uma argumentação , através de premissas, que sustentem essa afirmativa como aceitável.
      Já o “amor é o sentimento mais sublime que alguém pode sentir” também pode ser questionado, como tudo na vida, mas qualquer argumentação será também questionável, por ser uma assertiva subjetiva, e não há validade em justificar uma proposição baseada em outra, porque não levará nunca a uma conclusão, levará somente a uma dedução.
      Claro que esse comentário não diz respeito o seu texto que não está discursando sobre verdade e validade, mas diz respeito a sua resposta que, discordando de Nietzche e certamente também da Lógica de Aristóteles, afirma que verdade não é um conceito.
      Certezas jamais existirão... mas ainda assim essa afirmação é minha, e talvez eu não tenha argumentos suficientes para convencer sequer a uma pessoa sobre isso. Enfim, afirmar algo é fácil, demonstrar logicamente é que é o grande desafio. Fora isso ou é obediência cega, ou intuição,que eu, particularmente, utilizo mais ainda que a lógica.

      Excluir
    3. Cara Marcela, concordo contigo, filosoficamente tudo é questionável, mas como bem dissestes, o texto trata de verdade e validade, vidas e consequências.
      Argumentações são maravilhosas (amo argumentar, tb), mas carecem de lógica e embasamento, como também afirmastes.
      Na verdade, os grande filósofos e nós (meros aspirantes) tendemos a fazer afirmações(quase gritando) para convencer primeiro a nós mesmos das filosofias que propagamos.
      Obrigada de novo!

      Excluir
  3. Retornando a visita Solange.

    Vi que escreve sobre o cotidiano, que é um tema diferente do meu. Gostei bastante da forma como trata os assuntos. Já pensou em escrever em um jornal?

    Esses temas que geram reflexão sempre geram muita discussão. Cada pessoa tem um ponto de vista e busca defendê-lo. Saber lidar corretamente com isso será muito importante para o seu blog, visto que podem surgir comentários ofensivos.

    Estou te seguindo! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Richrad,agradeço a visita e o comentário. Vc tem razão:os temas que trato geram mesmo discussões. Mas estou aberta ao diálogo e até às ofensas, se elas vierem cercadas de justificativas que as embase.
    Achei interessnte tua sugestão sobre escrever para um jornal...jamais pensei sobre o assunto (vou pensar com carinho e, quem sabe, buscar este campo de ação).
    Na verdade, posto com o intuito de fazer-me conhecida e posteriormente gerar curiosidade para os livros que tenho intenção de publicar. Já tenho dois prontos e alguns em "elocubrações". Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Sol
    Aproveito uma folguinha...
    Que post mais bem escrito e abarcando uma polêmica atual!!!
    Também creio que nenhum de nós pode se meter a desmascarar quem quer que seja... Deus provê todas os desmascaramentos necessários... as pessoas caem na própria rede como vc bem disse...
    A verdade vencerá!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Orvalho!

      Adorei tua visita e comentários. Fico feliz que tenhas gostado de minhas colocações quanto a uma situação bastante cotidiana, mas que a maioria insite em negar... Um beijão e boa sexta!

      Excluir
  6. bom texto..tinha algumas coisas a discordar mas resolvi deixar pra lá...não estou afim de debater nada hoje!!Mas o texto é bom, de facil leitura e bom entendimento, para quem não é questionador é um texto perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não discordou? Adoro opiniões contrárias, pois podem esclarecer algum pontos obscuros para mim e para as pessoas que, por acaso passarem por aqui...Agradeço o elogio...

      Excluir
    2. Achei o texto muito manipulador.De uma certa forma vc parece querer "enredar as pessoas na sua teia"

      Excluir