domingo, 9 de setembro de 2012

FÉ OU CETICISMO ?


   
(Imagem do Google - Autoria Desconhecida)




Em um momento da história, no qual a tecnologia, as grandes descobertas cientifico-tecnológicas, a facilidade em obter-se informações (nem sempre tão seguras) e a total avidez em manter-se “antenado” com todas as novidades ao nosso redor, nos remetem aos questionamentos e às buscas incessantes por justificativas racionais (e críveis) para todas as coisas,  principalmente com relação aos dogmas religiosos e padrões sócioculturais.

Encontramos disponíveis em jornais, revistas, letreiros, internet e outros meios de comunicação, informações e até testemunhos de pessoas completamente incrédulas (por discordarem do que lhes é transmitido) e outras inteiramente crédulas (por concordarem plenamente), as quais acatam como verdades absolutas quaisquer afirmativas encontradas aqui  ou acolá!

É preocupante como "as notícias" correrem céleres e absolutas,  sempre encontrando "terrenos", bocas e  ouvidos que fertilizam e divulgam tais notícias (absurdas ou não), como íntegras e confiáveis. 

Com o tempo, essas semi-verdades tornar-se-ão absolutas, por terem um número sempre crescente de crédulos e divulgadores para disseminá-las "aos quatro ventos".

Assusta-me, sobremaneira, a total incapacidade de grande parcela das pessoas em  perceberem a "manipulação" contida em noticiários, pregações e comentários aleatórios, que "distorcem levemente" alguns fatos, transformando-os em "mentiras afiançáveis", devido à idoneidade do autor da tal versão "genérica" do acontecido.

Li, há bem pouco tempo, um conto indígena que falava da existencia de "dois lobos" que habitam (simbolicamente) em cada um de nós. Um deles está repleto das mazelas da personalidade humana (mentiras, inveja, soberba, traição, impiedade, incredulidade, etc); o outro é portador das qualidades humanas (sinceridade, benevolencia, amizade, humildade, caridade, fé, etc). 

Esses "lobos" precisam ser alimentados e cabe a nós escolhermos a quem alimentaremos, visto que ambos fazem parte da natureza humana e anseiam em terem saciadas suas necessidades.

Nossas escolhas nos levarão a fortalecer um destes "dois moradores" do nosso EU mais profundo. 

Que possamos escolher alimentar o que nos edificará como pessoas melhores, para assim ajudarmos a nós mesmos, nossas famílias e aos que nos cercam, disseminando boas atitudes, caridade e amor. 

Tendo e exercendo a fé  de que, um dia, as coisas serão melhores, afastando de nosso cotidiano o ceticismo e o egoísmo, com suas consequências sempre desastrosas. 

Boa semana!   








3 comentários:

  1. Amiga Solange,
    Em virtude da infinidade de informações, oriundas, muitas vezes, de fontes duvidosas, mais desinformam que informam.
    Ninguém é dono da verdade nem do certo, por isso, devemos ter sempre um pé atrás ao recebermos uma informação que será importante para nossas vidas, mas também não podemos sair duvidando de tudo. Somos dotados de capacidade de escolher o que nos é útil, apesar das arrioscas.
    Seu texto é muito interessante e importante.

    Abraços do novo amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Bento,

      Agradeço o comentário e concordo com o que dizes, em relação às ciladas e na atenção ao que ouvimos.

      Forte abraço!

      Solange

      Excluir
  2. Precisamos estar atentos e nos policiar,a tecnologia nos ajuda muito,mas precisamos ter o cuidado pois assim como ela nos informam elas podem desinformar, dependendo da fonte.a fé é imprescindivel para o ser humano, precisamos ter fé me todos os sentidos:fé em Deus, fé em si mesmo e fé em seus objetivos e sonhos.Particularmente creio ser muito dificil agir assim diante do mundo em que vivemos:tão incredulo e cético,portanto é necessário uma boa dose de força de vontade e uma boa alimentação do "lobo das qualidades humanas"

    ResponderExcluir