quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CULPAS e DESEJOS




(Imagem do Google)

 
O mais interessante no intricando universo das culpas, dos desejos, paixões e amores é o que nossa "psiquê" cria como verdades e justificações para atos (ditos questionáveis).

A maioria de nós foi educado sob o jugo das teorias, paradigmas e convenções castradoras, sejam elas religiosas ou não! Muitas vezes nos questionamos duramente ou encontramos justificativas bíblicas e/ou culturais para determinadas atitudes. 

Ao mesmo tempo, tendemos a considerar bastante lúcido e coerente, a obediência cega e sem questionamentos a determinados padrões adotados pela sociedade em que vivemos.

No entanto, em alguns casos, deixamos transparecer que apesar de contestarmos certas "castrações” ditas bíblicas - por alguns meios religiosos, permitimo-nos justificar o acovardamento e a acomodação em situações que poderiam ser decididas com um "ato honesto" de libertação das mentiras e meias verdades.

Concordam que adiar ou eximir-se de decisões, que urgem, é uma forma de obediência cega aos padrões e convenções, com a justificativa plausível de evitar que amigos e entes queridos sofram com nossas atitudes de desapego em busca da própria felicidade?

O que ocorre é que, apesar de nossa luta “heróica” em protegermos a quem prezamos de "verdades necessárias", cedo ou tarde levaremos sofrimento a alguém...

Não importa o tamanho de nossa "megalomania", não devemos julgar que o sofrimento ou alegria alheia dependem de nós; visto que este equilíbrio é sempre passageiro, dependendo unicamente de cada um, não importando o que desejamos ou façamos a outrem. Tudo decorrerá da forma como será recebido, quanto a isto não temos o menor controle.

Muitas vezes pensamos estar fazendo o "certo" protegendo A ou B, quando na verdade estamos apenas adiando uma decisão, que abalaria muito menos se fosse tomada no momento oportuno e não depois de postergarmos longamente, até o ponto do “insustentável e sofrível” para todos os envolvidos.

Um beijo no coração de todos os leitores e boa quinta-feira!


2 comentários:

  1. Existe muita falta de compreensão, pessoas egoístas, orgulhosas e etc,na sociedade.Precisamos amenizar esses sentimentos e procurar seguir o mandamento de nosso Pai Celestial:"Amar ao próximo como a nós mesmos".
    Texto perfeito para reflexão e analise pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lu, pela visita e comentários.

    Seja sempre bem vinda a este cantinho de pensamentos e reflexões compartilhados.

    Bjs

    ResponderExcluir