sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MECANISMOS DE DEFESA

(Imagem do Google - Autoria Desconhecida)

                

A natureza humana (engenhosamente criada, por um SER superior e dotado de conhecimentos impensáveis por nós, meros mortais), possui diversos mecanismos psicológicos de defesa, que nos protegem uns dos outros e de nós mesmos.

Neste texto falarei sobre três deles: as ilusões, a agressividade e a racionalização.

As ilusões - impedem-nos de ver a realidade dos fatos e das pessoas, mas apesar disto (e talvez por isto) sejam as distorções perceptivas mais necessárias ao ser humano, em seus relacionamentos ao longo da vida. 

Precisamos ser entorpecidos com algumas ilusões, para suportarmos a realidade de um amor não correspondido, do final de um relacionamento, da morte de alguém muito querido, da partida de um amigo para estudar fora, da perda do emprego, da separação dos pais... 

O "castelo de ilusões", criado em nossas mentes, amortece o sofrimento em várias  situações (apesar de nos desviar da realidade)! Todos precisamos desse entorpecimento, uma vez ou outra, durante nossa jornada. 
  
As ilusões nos mantém protegidos dos atritos psicológicos gerados por situações-problema, algumas delas criadas por nossas próprias escolhas e, outras, geradas pelo cotidiano de "ganhos e perdas"; nessas situações, criamos um mundo paralelo, suave e aprazível, no qual os aspectos negativos são substituídos por emoções positivas, beleza e qualidades que, por si só, já embotam o desgastante enfrentamento com a realidade dura ou indesejada.

Sem esse mecanismo, enlouqueceríamos e faríamos com que os circunvizinhos, enlouquecessem junto conosco.

A agressividade - é outro mecanismo frequentemente utilizado, por algumas pessoas,  para protegerem-se da realidade. 

Em alguns casos, essas pessoas valem-se desse mecanismo, utilizado-o ostensivamente, como um atributo físico ou artefato de guerra, mantendo-se livres de comentários ou acessos indesejados.

A agressividade é o tipo de mecanismo de defesa que, independente de sua motivação, sempre será considerado inadequado, visto que todas as coisas podem ser resolvidas amigavelmente e com diálogos produtivos.

Por outro lado, a agressividade inspira reações exponencialmente maiores que as exercidas iniciamente e, ainda, gerará outro sentimento nada positivo: o desejo de revide, de vigança - que, se alimentado - gerará uma profusão de violências, cada vez maiores e desgovernadas.

A racionalização - é  muito comum nos percebermos em situações, muitas vezes embaraçosas, nas quais buscamos justificar, racionalizando que "tudo o que está ocorrendo é decorrente disto ou daquilo" e não temos nenhum controle ou culpa quanto ao fato.

A necessidade de justificarmos nossas atitudes já seria razão suficiente para sabermos estar agindo, no mínimo, incorretamente; pois "o que precisa de explicação ou justificação" não seria o caminho natural ou esperado, visto que "o natural", segue seu fluxo, sem precisar de orientação ou lauda.

Os intrínsecos e complexos mecanismos de defesa humanos, são formas de nos absolvermos ou eximirmos de culpas, imputando-as às situações ou a outrem. 

Na verdade, quando buscamos esses instrumentos para protegermo-nos de riscos (imaginária ou realmente) iminentes, seria o justo momento de tirarmos nossas máscaras, expondo nossos medos e dúvidas, estimulando aos que nos cercam a fazerem o mesmo.

Esconder-se atrás de máscaras, ou fingir não enxergar a máscara alheia, reluzindo sob nosso olhar (míope pelo amor ou pelo ódio), seria uma atitude semelhante ao mito do  avestruz: que mergulha a cabeça no buraco para esconder-se dos perigos, mas mantém o restante do corpo vulnerável às intempéries ou ataques dos inimigos e predadores.

Boa Sexta-Feira para vocês!






5 comentários:

  1. Olá, querida
    Por isso de vemos ter prudência: as cobras nos dão lição... Acautelarmo-nos de nós mesmos...
    O auto conhecimento nos possibilita a nossa libertação...
    Tem convite pra VC no meu Blog...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, agradeço o comentário. Realmente devemos SEMPRE nos acautelar e auto conhecer!

      Não entendi onde achar o CONVITE para mim... em qual de seus blogs? Todos têm um contexto espiritual. O convite seria "espiritualizar-me"?
      Se for, agradeço imensamente, pois sempre é preciso estarmos mais próximos do nosso Criador e Pai amoroso e de seu Filho Jesus Cristo, o Redentor de todos nós.
      Um beijo e muita paz para vc tb.

      Solange

      Excluir
  2. Olá, amiga Solange!
    Somos dotados de vários sentidos e sentimentos que garantem nossa sobrevivência, no entanto, muitos, como o medo e agressividade devem ser dosados pela razão, pois podem fazer efeito contrário à preservação.
    Seu texto contém boa reflexão e sabedoria.
    Parabéns pelo sapiência!
    Abraços do amigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Bento!

    Agradeço a visita e os comentários positivos.

    Também deixei comentário no seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre nos policiar contra essas armadilhas.
    texto muito bom!amo muito tudo isso!

    ResponderExcluir