sábado, 4 de agosto de 2012

É possível evitar as perdas?

Lendo sobre ausências e eternidade, sinto-me particularmente tocada. O tema é realmente muito profundo e suscita lembranças de pessoas que se foram, por terem partido de nossas vidas por motivos inadiáveis (morte física). 

Essas pessoas serão lembradas eternamente (docemente em alguns casos e amargamente em outros tantos). 

Mas existem casos em que, pessoas queridas, se apartam de nós deliberadamente ou por motivos "de força maior" (mudanças por trabalho, casamento, intercâmbio escolar, missão, etc) e nem por isto deixam de imprimir em nossas almas e corações marcas indeléveis de sua passagem. 

Muitas vezes, fatos, decisões, prioridades, afastam os que um dia foram unidos pela coincidência, pela busca ou por um destino já traçado por uma força superior. 

O afastamento e as ausências virão, cedo ou tarde. O importante "é não temer a dor da perda", pois, um dia, pessoas se afastarão de nós e, em outros casos, nos afastaremos delas. 

Portanto, nesta troca de ausências, muitas pessoas deixarão suas marcas em nossas vidas; e nós, nas de outras tantas. 

Todas estas trocas servirão como "degraus" em nosso caminho para a eternidade, onde certamente reencontraremos aos que magoamos e a quem nos magoou; e disto somos sabedores: "nada acontece por acaso!"

Tudo nesta vida tem um propósito, mesmo que ainda não entendamos muito bem qual seria.

4 comentários:

  1. Solange, que coisa linda!

    Na verdade, as perdas são naturais na vida de uma pessoa. Não tem como controlar ou saber quando e como vai acontecer. Elas, simplesmente acontecem para que nós mesmos tenhamos um crescimento.

    Por mais que doam, não tem como não ter. É um mal necessário.

    Um ótimo texto. Um grande beijo, com carinho,

    Pedro Menuchelli

    ResponderExcluir
  2. Pedro!

    Agradeço a visita e o comentário generoso! Também passei pelo seu blog e deixei um pequeno comentário. Fiquei honrada com sua visita!

    A leitura de seu texto me inspirou a criar mais um post que logo publicarei!

    Um beijo carinhoso pra vc também! Tenha uma ótima semana!

    Solange Mára

    ResponderExcluir
  3. Ouvi uma definição em algum programa que não lembro agora sobre a diferença entre sentir saudade e sentir falta e achei muito interessante
    Nós sentimos saudades daquilo que vai voltar e sentimos falta daquilo que não irá mais voltar.

    Portanto,sinto muita falta da minha irmã que já se encontra do outro lado da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucianne, agradeço a visita e o seu comentário elucidativo. Conheço a história da sua família e imagino a falta que sua irmã deve fazer a você. Um beijão e volte sempre.

      Excluir