quarta-feira, 16 de maio de 2012

Amor x Paixão x Felicidade




A busca incessante pela felicidade só aquiesce quando se encontra  a materialização do conceito pessoal de desejável, de adorável, de paixão. Normalmente montamos este "ser" com características muito parecidas com as nossas próprias ou que admiramos em alguém muito querido (pai ou mãe).  

Esta criação de um "ideal" (alguém exatamente, ou bem próximo, ao que projetamos) muita vezes nos confunde quando encontramos o amor de nossa vida. Deduzo que este seja até o motivo de algumas pessoas descambarem para o homossexualismo, pois não conseguem separar de forma eficaz essas características e acabam tendo paixões homossexuais.

Para os que conseguem fazer a separação, discernindo as características do sexo oposto, descobrindo em um "recipiente" corporal atributos tão fascinantes e previamente concebidos, que se percebem, um dia, apaixonados por alguém com muitas coisas em comum a si próprio; alguém que se comporta, reage e até se expressa de forma parecida consigo mesmo.

Ao meu ver,  o verdadeiro amor e a paixão não estão no paradigma "os opostos se atraem"; podem  até se atrair,  é uma lei da física, mas a paixão e o amor dependem da química do reconhecer, admirar  e desejar viver todos seus dias ao lado deste alguém ,  portador de qualidades similares às suas e também de alguns dos seus defeitos.

Tudo é finito, devido às nossas ilusões e à inaptidão do outro em atender aos padrões por nós criados (muitas vezes por desconhecê-los ou por estar totalmente fora de sua capacidade). 

O fim dos relacionamentos nunca é culpa de um dos envolvidos, tudo transcorre devido a uma série de fatores mútuos e, algumas vezes, por acreditarmos que somos a pessoa ideal para a alguém, sem conhecermos qual seria “o conceito de ideal” do ser amado. 

Almas gêmeas existem, até mais de uma para cada ser. 

Cabe a nós encontrar , cultivar e manter  a nossa,  sem lamentarmos pelos percalços e perdas  sofridas até o “felizes para sempre” que, tenho certeza,  um dia chegará para quem o busca sem desfalecer, como soldados destemidos.


Tal desafio, remete-nos à felicidade tão decantada em prosa e versos; almejada desde a mais tenra idade e que só é possível, quando não desistimos facilmente de usufruir do amor que brota em nosso coração e proporciona luz e calor ao nosso viver. 


2 comentários:

  1. IR./AMIGA SOL VIM VISITAR E FICAR FIEL A TÃOS SINGELAS E AMOROSAS LINHAS,BJINS E TE QUERO SEMPRE BEM !!! SONIA GUIOMAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Sonia!

      Agradeço a visita, o comentário e o carinho. Espero mesmo que visite com frequencia o meu "cantinho do coração" e compartilhe comigo o que achou e o que sentiu com minhas palavras.

      Bjs e muita felicidade para vc!

      Excluir