terça-feira, 29 de maio de 2012

Como sobreviver em um mundo de mentiras?



Mentiras, verdades, o que se pensar e como proceder em uma época onde a mentira é tão valorizada que a verdade passa a ser um estorvo, um peso para um grupo de pessoas. 

As mentiras voam velozes e fagueiras em ambientes, onde qualquer um pode ser o que quiser: rei, rainha, casado, solteiro, feio ou bonito, alto ou baixo, gordo ou magro, sincero ou mentiroso, honesto ou desonesto, depende de quem esteja do outro lado da linha, da tela, da cadeira, da mesa, da cama. 

O mais absurdo de tudo é que a mentira é tão antiga quanto a humanidade, mas o gênero humano tem se aperfeiçoado neste mister. Existem pessoas, famílias, grupos, que vivem mentiras tão inverossímeis quanto uma fábula, mas insistem em viver desta maneira por conta do “bom nome” ou posição social. Em contrapartida, existem pessoas ávidas pela verdade, mas incapazes de sobreviver às consequências advindas desta. Para mim, o mais importante é a cumplicidade, o respeito e, sobretudo, a honestidade para que um relacionamento sobreviva incólume às adversidades naturais do cotidiano. 

Apesar de fazer parte de um grupo tido como idealista, romantico e até fantasticamente desacreditado, pois os mentirosos de plantão pautam suas mentiras em verdades pré-existentes ou justificam-nas com mentiras historicamente críveis. 

Desde sempre somos ensinados que a verdade abona e a mentira desabona, mas ao longo da vida presenciamos mentiras que poderiam não ter sido proferidas em nome de uma "proteção" temporária, visto que a mentira (sim!) "tem pernas curtas" e sempre será desvendada. É assim desde Adão e Eva! 

Então, qual seria o motivo que leva tantos à situações insustentáveis, que ao serem descobertas causam uma devastação irrecuperável? Levantemos a bandeira da verdade, mesmo que em algumas situações tenhamos que omitir algum fato, mas que esta atitude seja temporária e revertida por nós mesmos, a fim de sobrevivermos incólumes à tempestade furiosa que nascerá do enganado ao deparar-se com a verdade fulminante.






Um comentário: