quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Conjecturando sobre o ciúme





O ciúme é mesmo um sentimento irracional e primitivo, mas é o resultado lógico dos medos primordiais que residem em nossa alma e coração.

Em contrapartida, é um sentimento que alimenta e apimenta o  relacionamento, quando dosado homeopaticamente, sem perder a medida e a ternura...

Quem nunca provocou a delíciosa sensação de ver olhos ciumentos e inquisidores, perscrutando os seus olhos e a sua alma, ardendo de ciúmes?

Quem nunca provou do doce envenenamento das dúvidas,  nascidas de nossa imaginação ciumentamente fértil? 

O ciúme é algo inevitável a quem ama. 

Quando se ama, verdadeiramente, deseja-se o ser amado única e exclusivamente para si,  totalmente destituído de histórias anteriores ou anseios e "possibilidades" ulteriores. Fato que por si só,  já se conota irracionalidade.

Como tudo nesta vida, o ciúme também carece de equilíbrio e parceria, para não ser destrutivo ao relacionamento com o ser amado ou com as pessoas que circundam o casal.

O amor tem mistérios e pressentimentos que seriam inconcebíveis às mentes lógicas e racionais. Todo o metabolismo e funcionamento cognitivo tem seu rumo modificado quando se está enamorado, apaixonado ou amando. O prumo da lógica é desviado para o reino das fantasias temerárias, tendenciosas e, muitas vezes, perigosas das deduções “logicamente” guiadas pela ilógica insanidade do ciumento.

“Arder de ciúmes” é um termo bastante apropriado para quem deixa-se sucumbir aos devaneios, que arrastarão o relacionamento (e o amor dedicado ao outro) para um final inglório e solitário.

O importante é entender, que de uma maneira ou de outra, todos sucumbiremos à falácia do ciúme, pois um dia, o coração há de se curvar ao sentimento que sempre será seu progenitor: o AMOR.Esse sentimento tão imenso e muitas vezes insano. 

A palavra AMOR é grafada, na língua portuguesa, com apenas 4 letras; sendo, apesar de minúscula, geradora de sentimentos avassaladores, disputas inenarráveis e de felicidade ímpar.

Em compensação, traz consigo o “apêndice” (o ciúme), que precisa ser gerido de forma equilibrada, para não “azedar” ou derramar fel na doçura do amor correspondido.

Felicidades a todos!


4 comentários:

  1. Hoje estava conversando com uma amiga e ouvi a seguinte frase dela:"tudo aquilo que mais falamos para a outra pessoa é justamente o que mais precisamos".

    Depois dessa figura acima vc conseguiu me convencer de que sou ciumenta..kkk eu me rendo..vc venceu!! sou ciumenta mesmo com tudo e com todos, mas me controlo para não deixar aflorar o meu lado mais doentio e sair por ai que nem uma louca achando que tudo é meu e todos são meus!!kkk

    bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por seguir meu blog e por sempre deixar comentários gentis e, às vezes, meio "doidinhos", como vc!

      Bjs

      Excluir
  2. Só conhecemos o tamanho da nossa imaginação quando nos deparamos com uma situação dessas, de dúvida sobre a dedicação da pessoa amada...
    Parabéns por mais um post.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Expedito, agradeço a visita e o comentário!

      Abraços!

      Excluir