quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Relatividade da Verdade


No empedernido coração humano, onde a altivez e o egoismo são a marca registrada. A busca pela verdade torna-se inócua, pois a verdade é relativizada conforme a necessidade de cada indivíduo.
Algumas vezes, verbaliza-se a verdade para demonstrar uma "honestidade necessária"  à conquista da confiança alheia. Ora, camuflam-se verdades "inconfessáveis" com justificativas, visando amortizar o efeito da revelação. Em outras ocasiões, a mentira é explanada de maneira tão convincente, que o próprio mentiroso acaba por crer em seu enredo.

Esta crença, chega a extrapolar as raias da sanidade: onde o criador se contrapõe às evidências, buscando a todo custo macular a verdade fulgurante com mentiras vis e evidentes.

Concordemos que a verdade é mesmo relativa, visto que todas as justificativas são válidas, quando cremos estar fazendo o que é certo (sob nossa ótica), pois apenas o que nos agride pode ser considerado errado.

Se a mentira é o único meio para manter-se emocional e mentalmente sadio e protegido ante determinadas situações (e se este fato não provocar nenhum desconforto do ponto de vista ético), então a referida mentira é uma "verdade relativa" e portanto será aceita como tal, pelo menos por quem a profere.






4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Como pode tanta beleza, ter uma visão tão dura da vida? Não posso acreditar que alguém seja capaz d mentir para você! Eu nunca faria isto!

    ResponderExcluir
  3. Ontem ouvi uma frase que faz sentido:"Nós não mudamos, as pessoas que nos mudam".É tanto sentimento negativo que acabamos criando uma capa de dureza e frieza diante da vida como uma forma de auto proteção, uma defesa da espécie humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante de tudo é não permitir que o "outros nos mudem", a não ser queiramos. Devemos,antes de mais nada, aprender a respeitar a individualidade alheia, seus conceitos e forma de agir e, partir deste comportamento, começarmos a respeitar à nossa individualidade, inspirando aos demais o respeito e "verdades" que tanto almejamos, mas nem sabemos como e onde encontrarmos. Um abraço!

      Excluir