quarta-feira, 11 de julho de 2012

Amar é verbo intransitivo?


Imagem Google - Autoria desconhecida



Estava lendo este trecho de Mario de Andrade: "Amar é verbo intransitivo. O amor atrai pela promessa do bem, mas cutuca uma ferida narcísica: expõe nossa carência, nossa falta em sermos completos como gostaríamos. Quando amamos, sofremos porque vemos no outro tudo o que nos falta e queremos. Sofremos porque temos medo de que o outro goste menos de nós e nos abandone, levando consigo uma parte nossa que nos desabita." 

 
Repassando mentalmente, pude checar a incoerência da primeira frase, que também intitula a minha postagem, tendo em vista que o verbo AMAR é um verbo TRANSITIVO DIRETO. 

Toda esta incoerência  entre o título  da obra e as regras de linguistica somam-se à incoerência de delegar a outrem atributos que nos completariam. Até bem pouco tempo cria que atitude deste nível, seria, na mais suave definição: piegas, infantil, inocente, insana. 

Para mim soava inverossímel e, até certo ponto, perigoso, delegar a alhures a dependencia da própria felicidade (a minha felicidade, então? A mim cabia!). Minha síndrome de independência não poderia conceber a dependencia do amor alheio para o fim meritório de minha felicidade e equilibrio emocional. 

Estava justa e acertada comigo mesma: eu me complementava e fazia feliz. Minha alegria e bem estar atrelados e dependentes do fato de ser amada por um homem? Loucura! Totalmente fora de propósito este romantismo e dependência.

No entanto, o bom senso da maturidade alertou-me  que a independencia começou a clamar pela dependência. O andar livremente começou a exigir um braço forte para amparar meus passos. O colóquio unilateral da minha voz de soprano, começou a suscitar uma voz mais grave e sábia em que pudesse estribar a solução de alguma  dúvida ou problema. 

Então o inesperado veio comprovar que não existe a possibilidade quixotesca de "antes só do que mal acompanhado" ou "eu me basto"...

Todos precisamos entender que somos incompletos, fomos criados para estarmos em dupla (homem e mulher) para juntos construirmos um lar harmonioso, equilibrado no amor mútuo e na alegria de compartilhar as vidas.

Reconhecer nossa dependência de um amor companheiro e cúmplice nos faz humildes para sermos escolhidos como desejáveis. E acima tudo aptos a sermos e fazermos felizes a quem também de nós depende para se completar.

Amem a vida, amem o amor!

5 comentários:

  1. Querida Solange, paz!
    Obrigado por visitar um de meus humilde espaços: "Blog do Ben", por deixar seu comentário e por tornar-se seguidora. Volte sempre que desejar; será uma honra tê-la por lá.
    Em uma das postagens que publiquei essa semana intitulada: "Vivamos em comunhão com todos" iniciei com a frase: "Comprovadamente, o homem é um ser social e não pode nem consegue viver isoladamente sem que haja em seu interior uma ruptura emocional e espiritual."
    Como você mesma disse, a harmonia faz parte do nosso ser e a melhor maneira de expressarmos esse atributo é o amor.
    Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Ben, sou eu quem deve agradecer por retribuires minha visita ao seu espaço. Gostei muito do enfoque humanitário que existe em seus textos. Em minha profissão, bem como no meu hobby (escrever) o social e o humano são premissas básicas. Estarei sempre visitando-o no seu "Blog do Ben" e deixando comentários. Enquanto isto, seja sempre bem vindo ao meu cantinho de "Contos e Fábulas da Sol". Mais uma vez obrigada pela visita e comentário. Muita paz!

      Excluir
  2. Solange, vim conhecer seu blog, ja que deixastes comentários tão carinhosos no meu.
    Que bom que você passou por lá, pois adorei te ler!
    Realmente pensamos parecido e concordo plenamente quando você diz que precisamos de alguém que nos complete.
    Eu achei o meu e já nos confundimos tanto que nem sei onde termino e onde começa ele, é tão completo que quando um cai, o outro segura e vice-versa, estamos assim, sempre de pé.
    Amei seu texto, amei conhecer seu espaço e estarei aqui sempre que puder.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Carol, adorei sua visita e os comentários carinhosos. Pra mim, foi uma honra recebê-la em meu espaço (ainda mais vinda de tão longe!... rsrsrrs). Também sempre visitarei o teu blog, pois, como bem dissestes, pensamos de maneira bem similiar! bjks

      Excluir
  3. vc não imagina o quanto feliz fiquei ao ler esta sua postagem, amiga!!Te acompanhando nos ultimos 3 anos, apesar de concordar e entender este teu lado independente e avesso a relação a 2, me preocupava bastante este fato,torci e orei muito para que esse dia chegasse e vc entendesse que somos imperfeitos e precisamos sim "desse braço forte", "desse alguém que nos complete".Muito bom ver que vc está se dando esta chance de se abrir,se entregar ao amor e compartilhar sua vida,seus sonhos com outra pessoa.vc merece!Não é facil, também luto diariamente com isso e vc sabe muito bem disso, mas não é impossivel e podes crer que apesar dos espinhos encontrados, vale muito a pena passar por eles e cruzar o caminho rumo a felicidade a 2!gosto e me preocupo muito com vc viu, amiga? e estou muito feliz diante dessa sua nova postura diante da vida!ganhei o dia!

    bjs e abraços

    ResponderExcluir