terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TECENDO O CARATER






Ética, valores morais, espirituais, religiosos e pessoais, compõem o tecido invisível e "emaranhado" que esculpe o caráter. 

Todos esses valores são incutidos em cada ser humano, desde a mais tenra idade e, sem o percebermos, vão se solidificando e construindo o EU de cada homem ou mulher. 

Cada um age e reage de acordo com o discernimento do lhe foi incutido. Sendo as escolhas meio que compulsórias, devido a tudo isso. 

Mesmo que não tenhamos certeza se as escolhas são nossas (mesmo) ou se são consequencia de uma pré-programação; elas sempre nos levarão a "lugares comuns", caso não optemos por mudar "velhos" hábitos e atitudes. Com frequencia, corremos como "ratos",  em busca do próprio "queijo", esquecendo de que é necessário reabastecermos a "dispensa", senão o "queijo" acabará e "morreremos" de fome. 

Não importa a idade, estado civil, religião, opção sexual, sempre sentiremos culpa por nossos defeitos, falhas e inseguranças. No entanto, a vertente aberta por muitos debates, nos leva a ponderações do tipo: "se tudo nesta vida tem um propósito" porque nossas inaptidões e erros não o teriam? 

A “eloquência” de argumentos,  correlacionados a fatos inquestionáveis, nos torna tendenciosos à exercitar a benevolência e a empatia com situações que naturalmente repudiaríamos.  Só não posso afirmar, com a mesma propriedade que algumas pessoas o fazem quando alegam: "o arbítrio não existe"... Mas concordo que ele depende de muitos outros fatores, além de nossas escolhas pessoais. A isto ratifico, sem medo de errar. 

Termino, com uma citação de Fernando Pessoa: “Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”.

Boas escolhas e boa semana!



 

Um comentário:

  1. Olá, querida
    Somos livres e temos a liberdade de filhos de Deus muito amados... isso é tão bom!!!
    Deus tira proveito de tudo...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir