quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RECONHECENDO






Em meio ao turbilhão que minha vida está passando, andava meio sem inspiração para escrever, mas a visita ao blog de uma querida leitora despertou minha inspiração (momentaneamente desaparecida). 

Lá pude ler sua gratidão por sua existência e por seus desafios pessoais. Também encontrei frases perfeitas para definir como minha mente se encontra, no momento: "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)

Minha vida tem passado por  transformações assustadoras e outras agradabilíssimas, mas meu EU ainda reluta em aceitar algumas delas. Daí meu silêncio, minha falta de inspiração.

Minha alma divaga, meio perdida entre a razão e a emoção, sentimento agravado pela impotência em determinadas situações.

A leitura de tamanha gratidão, exposta por uma pessoa que só conheço através de seus escritos (que retratam sua alma), me despertaram um novo vislumbrar para o meu horizonte que se mostrava tão opaco quanto o dia de hoje.

Ler a seguinte frase tocou um alarme em minha mente: "O amor é uma bela flor à beira de um precipício. É necessário ter muita coragem para ir colher." (Stendhal)

Ter a coragem de “colher” o amor, mantendo-o plantado em seu local de origem (para mantê-lo vivo) é uma atitude de abnegação e comprometimento profundo, pois tal como acontece com a flor, arrancá-lo de sua “terra natal” significa tirar-lhe a vida, mutilando (cortando o talo) e separando-o de sua raiz que o alimentará durante toda a vida.

Percebi, com o rosto emoldurado por um sorriso sorrateiro (que teima em se postar em meus lábios enquanto escrevo), que apesar de todas as evidências, fatos e situações sibilarem que deveria estar com o semblante completamente inverso ao sorriso, ainda me mantenho sorrindo não apenas no rosto, mas em minha alma.

Observei meio embevecida, que toda essa paz e alegria fervilhantes em meu peito, são provenientes da gratidão por minha família, por meus amigos, por minha vida profissional, por minha vida pessoal, pelas experiências espirituais e pelo amor da minha vida.

Entendi que todos os personagens, com quem convivemos, sobem e descem degraus em suas próprias vidas , bem como nas trocas de experiências no convívio conosco. 

Nada é perfeitamente bom ou completamente ruim, todas as situações são degraus, que nos elevarão ou derrubarão até onde o permitirmos. 

“Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.”(Ana Jácomo)

12 comentários:

  1. Oi. Li seu texto atentamente e o achei muito, muito lindo. Que bom que você o escreveu e que tem voltado a esse espaço, que na verdade estou conhecendo agora. A frase deste post que levarei com mais carinho é a seguinte: "O amor é uma bela flor à beira de um precipício. É necessário ter muita coragem para ir colher." (Stendhal)Parabéns e cuide-se bem, cuide-se sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro Geraldo. Agradeço de coração a tua visita e comentário. Dei uma passada em teu cantinho e estou seguindo tuas postagens. Seu textos poemas são lindo. Parabéns!

      Excluir
  2. belissima citação da Ana jacomo!
    Passei aqui nesse 1o. de dezembro para desejar um mês de festas repleto de amor, de alegrias e de renovação de Fé, de esperanças e de sonhos!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra? Tudo bem? É sempre uma honra receber comentários, especialmente os carinhosos e gentis como os teus. Agradeço a gentileza e estou retribuindo a visita e cometário. Beijos

      Excluir
  3. ok. ENTÃO VC É A SOL! CERTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçada tua conclusão e pergunta: afinal é meio óbvio, não? Seja bem vinda Ana Lou. (rsrsrs)

      Excluir
    2. NÃO TÃO ÓBVIO. AQUI VC É SOLANGE MARA, EM OUTRO BLOG COMENTA COMO SOL PEREIRA.

      Excluir
    3. Verdade! Mas eu e referia sobre a abreviação SOL de SOLANGE, mas de qualquer forma, seja bem vinda. Sempre ! Aguardo comentários sobre os textos e agradeço tua visita!

      Excluir
  4. Olá, querida Solange
    De fato, nada é para sempre... tudo passa e fazendo a leitura saudável do que nos vêm... tudo se torna mais leve...
    Tem convite pra vc hoje e amanhã...
    Bjs de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Olá querida! Agadeço a visita e o comentário. Visitei teu espaço e está sempe muito aconchegante. agardeço o carinho! Bjão

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Solange
    Passo, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
    "A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
    Que vc seja muito abençoada e feliz!!!
    Abraços fraternos de Boas Festas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Gostaria de agradecer pela delicadeza e amor em teus cometários. Tb desejar que tenhas um ótimo período de festas de final de ano e que 2013 seja repleto de todas as boas energias que espalhas com tuas doces palavras. Um grande beijo!

      Excluir