terça-feira, 16 de outubro de 2012

QUEM VOCÊ CONHECE?




(imagem Google - Autoria descohecida)


Acho interessante a forma como as pessoas se portam, de maneira até meio agressiva e pernóstica, afirmando com todas as letras “eu te conheço ... e sei exatamente porque estás fazendo isto”.

Se refletissemos com mais cuidado, ninguém poderia fazer tal afirmativa, mesmo que a pessoa em questão fosse seu filho, pai, irmão, cônjuge ou um amigo antigo.

Cada pessoa é um mundo de abstrações, sentimentos e atitudes. Nada que alguém faça pode ser plenamente presumível pelo outro, visto que muitas vezes nos assustamos com nossas próprias atitudes em determinadas situações.

Ninguém se conhece o suficiente para deduzir que agiria desta ou daquela maneira em uma situação de risco, de desafio, de medo, de ciúmes ou de fúria.

Temos, sim, premissas básicas, observadas em atitudes anteriores, tanto nossas como as de outrem, quanto a determinados assuntos, mas tudo muda, as pessoas mudam, os sentimentos mudam, os hormônios influem, nós mudamos.

Hoje poderemos considerar determinada pessoa a razão do nosso viver, a luz de nossos dias, o ar que respiramos, mas esta mesma pessoa, com suas atitudes levianas ou egocêntricas, se encarrega de derrubar todas as paredes de diamantes erigidas em sua homenagem, rasgar todos os tapetes vermelhos esticados para sua passagem gloriosa, lançar fora todos os escritos feitos  para enaltecer esta harmoniosa convivência.

O mais interessante é que a tal pessoa nem se dá conta do que está a fazer, permanecendo na doce ilusão de que conhece o outro muito bem e que continua ocupando o lugar de destaque conseguido a todo custo (mas perdido pela displicência de estar focado apenas no seu ego super inflado).

Estas situações não ocorrem apenas com pessoas que são extremamente belas fisicamente, ou de uma inteligência tão elevada ou primitiva, que não reconheçam o que ocorre ao seu redor. Isto ocorre com cada um de nós, quando deixamos de tentar conhecer-nos profundamente e às nossas reações ante aos fatos;  buscando apenas “apontar o dedo” para o outro, julgando e condenando-o, por entender que o “conhece” mais que ele próprio.

Tenhamos muito cuidado, pois egos inflados e autoritários só nos levam a perder quem mais amamos, levando-os a interpretações e avaliações que os afastará de nós para sempre.

Afinal, quem você conhece? Se nem de si próprio pode prever as reações?

Um beijo e boa semana!

12 comentários:

  1. Olá!
    Ótima ilustração de texto, pois só vem nos abrir os olhos. Realmente niguem conhece ninguem, mesmo que se viva junto,o ser humano é muito imprevisivel.
    Adorei vir aqui, bem cheguei através do Directory Blogspot,e já estou a te seguir. Faço o convite para que conheça o meu cantinho, espero que goste.
    Felicidades.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá célia adorei seu comentário. Também estou seguindo vc! Obrigada pela visita e boa semana!

      Excluir
  2. Já vi muitas pessoas viverem uma vida inteira com uma única pessoa e não conhecer a fundo essa pessoa.
    Adorei teu post Solange.
    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Karla! Que bom que reapareceu e que gostou do meu texto. Obrigrada pelo carinho... vou dar uma passada no seu cantinho! Bjks

      Excluir
  3. Olá Solange,

    Sua presença será sempre bem vinda, já te seguindo também.
    Obrigada pelo carinho!
    Gostei muito da sua postagem, uma mensagem que faz refletir muito a respeito dos sentimentos em relação as pessoas com que convivemos dia a dia.

    Grande beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Smareis, agradeço a visita e comentários...
      Tb estou a seguir-te, adorei o seu cantinho e a música de fundo!

      Bj

      Excluir
  4. Sol, também penso que realmente é difícil dizer que conhecemos alguém,quando na verdade nem conhecemos a nós mesmos. As tentativas ao longo de nossa vida são na maioria das vezes sem sucesso tanto a respeito de
    nós quanto a respeito de nosso próximo. E muito fácil falar e julgar quando nada nos está atingindo. Mas o que podemos dizer é que nos esforçamos dia a dia para tentarmos nos conhecer melhor e também ao nosso próximo. Quem nos conhece de verdade é aquele que habita no céu, nosso Pai Celestial. Ele nos consola, nos perdoa através de Suas ternas misericórdias e tudo o que conseguimos é Ele que nos dá. Sou feliz por isso. Beijos! - Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sandra, só o Pai Celestial nos conhece da forma que realmente somos e que, muitas vezes, nem mesmo nos damos conta. E só Ele, com suas ternas misericórdias, pode nos julgar e perdoar, visto que é nosso criador e profundo conhecedor; além do mais Ele nos ama incondicionalmente.

      Adorei teu comentário, tão espiritual, muito obrigada por ler minha postagem e comentá-la. Bjk

      Excluir
  5. concordo quando dizes:"Afinal, quem você conhece? Se nem de si próprio pode prever as reações?" mas achei o texto muito radical,afirmando com certeza absoluta de 100% que ninguém conhece o outro.Lógico que ninguém conhece ninguém, nem mesmo a si próprio,mas tem pessoas que conhecemos e sabemos como ela agirá em determinadas situações, do que ela não vai gostar, nós temos uma pre-definição do que pode vir acontecer,lógico também que muitas vezes somos surpreendidos,mas achei muito radical a afirmação a nivel 100% de que não conhecemos o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto de vista, mas discordo, o texto não é radical e sim real, pois realmente não conhecemos nem as nossas próprias reações, quanto mais as dos outros.
      Julgarmos que saberemos as reações alheias, na minha opinão é uma atitude pernóstica e surreal.

      Excluir
    2. Radical sim.Nosso exemplo mesmo.Sabemos tudo o que desagrada uma a outra e procuramos evitar fazer certas coisas.Isso não é ter um conhecimento uma da outra?Vc prever o que pode acontecer caso vc aja de forma contraria ao que a outra pessoa gosta é uma forma de conhecimento sim.Concordo que não conhecemos as pessoas 100%, mas que podemos prever algumas coisas, isso sim.

      Excluir
    3. Entendo teu ponto de vista mas não considero o texto radical, e como disse considero-o realista, pois ninguem conhece ninguém conhece ninguém realmente... os seres humanos são uma caixinha de supresa! bjs

      Excluir