domingo, 12 de agosto de 2012

Pai



 

PAI - Palavra simples de apenas três letras, mas que defino como portadora de três atitudes embutidas PACIÊNCIA, AMOR e IMAGINAÇÃO.

PACIÊNCIA, por esperar ansioso durante nove longos meses, junto com a progenitora de seu rebento, o momento encantador de acalentar a pequena criatura gerada e nascida de seu amor. 

PACIÊNCIA testada, a cada momento, durante a gestação, onde cada enjôo, tontura, desejos são muitas vezes compartilhados pelo ansioso genitor. Depois do nascimento, mais testes ao longo das noites insones.  Quando o pequeno rebento em adaptação (ao mundo estranho, frio e desconhecido), chora desejoso de manter-se aninhado no regaço de sua progenitora, da qual reconhece até o cheiro. Do pai? Nem quer saber, mas é ele quem se levanta em desespero todas as noites, para acalmar os gritos ensurdecedores  do pequeno, visando acudi-lo e, ainda de quebra,  poupar o sono de sua companheira.

AMOR, comprovado a cada ato heróico, seja ele a troca da primeira fralda, a primeira vacina, o primeiro tombo, o primeiro machucado, a primeira briga na rua, fatos que levam estes super-heróis da vida real a vestirem suas capas e saírem em defesa e  proteção de seus amados rebentos.

AMOR testado em cada birra, malcriação, nota baixa ou desobediência, quando o coração destes homens incríveis, fica dividido entre o castigo severo, para educar ou perdoar a inocência daquele “serzinho” tão querido. 

AMOR que transborda de seus corações quando, olhos marejados de lágrimas e orgulho, assistem aos sucessos de seus rebentos, quer sejam na vida escolar, profissional ou emocional.

IMAGINAÇÃO, quando em dificuldades financeiras ou nas crises matrimoniais, arranjam um jeito de manter seus queridos filhos protegidos das agruras da vida, até que não lhes seja mais possível fazê-lo.

Sinto-me orgulhosa, por conhecer pais tão especiais, dedicados, apaixonados e comprometidos, sendo biológicos ou do coração. Muitas vezes falhando em alguns aspectos,  como humanos que são. Mas ainda assim, capazes de enfrentar as maiores adversidades para prover e proteger sua família. 

Pais, não se sintam desprestigiados ou coadjuvantes, pois sem vocês a vida não seria capaz de se perpetuar.

Parabéns pelo seu dia, que na verdade é TODO dia!

6 comentários:

  1. Um parabéns mais que especial a vc amiga! que sempre foi mais que uma mãe, foi e é uma verdadeira "pãe"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Lu...

      Vc sempre com uma palavra amiga! Bjs e boa semana!

      Excluir
  2. Oi, Solange!!!
    Tudo bem?
    Vim agradecer a tua participação no meu agregador de links.
    Desejo muito sucesso e muitos leitores ao teu blog!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Sou eu quem agradeço a oportunidade de divulgar o meu blog. O seu tb está sendo divulgado no meu FACEBOOK.

      Bjks, Sol

      Excluir
  3. Pai de verdade é pai todo dia.
    Linda homenagem Solange.
    Bom fim de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita,palavras carinhosas e elogios. Bom final semana! Bjks, Sol

      Excluir