domingo, 5 de agosto de 2012

Onde buscar a FELICIDADE?




Tenho refletido muito, ultimamente: minhas escolhas tem me levado a caminhos que já trilhei antes e que sei exatamente onde desembocarão.

A experiência têm suas vantagens, mas também uma desvantagem incontestável: “o antes vivido imprime uma marca”.

Esta marca, mesmo que negada veementemente, é indelével. Por mais que seja disfarçada, ela sempre ressurgirá ou se fará visível cedo ou tarde.

Pensando especialmente em relacionamentos de amizade, o amigo que fala palavras menos gentis, necessariamente não nos quer magoar, mas sim alertar sobre algum ponto que precise ser corrigido.

Já o “amigo” que agride, que desrespeita ou que intercede em questões não pertinentes a ele, sem a devida solicitação, está incorrendo no delito de “invasão de privacidade”, seria bem lógico afastar-se desta pessoa, para não ter a liberdade cerceada.

Em ambos os casos, talvez a intenção seja boa. Mas para tudo há um limite. A individualidade deve ser preservada, respeitada. Macular uma amizade, atropelando a individualidade alheia, seria o mesmo que arrancar uma perna para implantar em um amigo deficiente físico, sem que ele tenha pedido tamanho desvelo.

O ato em si seria de uma generosidade ímpar, mas as consequências do ato seriam a cobrança eterna pelo “sacrifício extremo”. Nenhum relacionamento sobrevive às cobranças eternas.

O mesmo se dá em relacionamentos amorosos, onde quem “ama eterna e incondicionalmente”, vive levantando questionamentos e dúvidas, impondo condições e atitudes, que muitas vezes nem se permite proporcionar ao ser amado.

Este tipo de relacionamento é bem comum; mas o atrito,  a falta de compreensão e parceria, levam a um desfecho, também,“bem comum”, ou seja, tudo acaba inversamente proporcional ao começo: do ápice ao declínio.

Então o que seria ideal? O que seria FELICIDADE? Segundo alguns dicionários, ela é definida assim: “ é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.”

A definição é bem abrangente, mas tenho que discordar dela, pois “um estado durável de plenitude” é algo bem utópico. Ninguém conseguiria atingir a plenitude desta definição, em um mundo de desigualdades e desilusões. Onde cada “alegria” é ofuscada com pelo menos três “notícias desagradáveis”.

Ao ler o seguinte trecho :"Todo mundo sonha em viver bem, com alguém especial e que faça sentir algo que nunca sentiu.", me pus a ponderar que este anseio secreto faz-nos procurar o pote de ouro no final do arco-iris, quando sabemos, intimamente, que a busca será inócua.

Compartilhar nossa estrada com “alguém especial” não é a síntese da felicidade. Felicidade para mim, não é o fim, mas sim o meio, ou seja: se soubermos olhar a paisagem, detidamente, seremos felizes no caminho para realizar nossos sonhos individuais.

8 comentários:

  1. Oi,Solange!
    estou aqui apreciando seu blog ...

    ResponderExcluir
  2. A sabedoria um dia nos explica que a cada escolha temos a contrapartida de uma renúncia.
    Assim vamos costurando e avançando segundo nossas opções...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita e o comentário edificante.
      Um abraço

      Excluir
  3. uma bela reflexão, sempre apropriada, pq a gente lê e fica a pensar no próprio comportamento.
    estou te seguindo, beijos
    http://amorinicioefim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeanne adorei a visita, volte sempre que puder! Enquanto isto visitarei seu blog, para colher um pocuo mais de seus pensamento... bjs e obrigada pelas palavras carinhosas.

      Excluir
  4. Solange querida! Seja sempre muito bem-vinda! Palavras importantes e para muita reflexão.... De todos nós.... Gostei muito de teu texto! Muito obrigada pela visita ao níver do blog! Significou muito pra mim..... Em datas importantes a presença dos amigos se faz ainda mais necessária! Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Desculpe se não consigo visitar mais frequentemente.... Mas vou saltitando de blog em blog e, entre um e outro, vou marcando presença..... A postagem atual, vai permanecer a semana toda, excepcionalmente, por ser a semana de aniversário do blog! Nova postagem, dia 13/08, segunda-feira!
    Uma iluminada semana! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, obrigada pelo elogio. Você é sempre bem vinda por aqui... Gosto muito do seu blog também...

      Bjs e boa semana!

      Excluir